Varredura de área pode proteger culturas contra doenças

Doenças virulentas que devastam plantações de alimentos como café, amêndoas, frutas cítricas e videiras com terríveis consequências econômicas e ambientais globais podem ser controladas por varreduras aéreas em grande escala, de acordo com uma nova pesquisa colaborativa envolvendo a Universidade de Swansea.

Pesquisadores da University of Swansea no Departamento de Geografia faziam parte de uma equipe internacional de especialistas da University of Salford, da University of Melbourne (UoM), do National Research Council of Spain (CSIC) e da Comissão Europeia que digitalizou um milhão de árvores infectadas e saudáveis. em sete regiões da Europa. Usando tecnologia de imagem avançada, conhecida como imagem hiperespectral e imagem térmica, eles descobriram que ela podia detectar doenças infecciosas de plantas causadas pelo patógeno Xf antes que os sintomas se tornassem visíveis.

A pesquisa publicada na  Nature Communications,  liderada pelo Professor Pablo Zarco-Tejada (UoM e CSIC), revela que novos métodos de varredura aérea de culturas de plantas em grande escala podem atingir até 92% de precisão na detecção de Xf e podem ser fundamentais para conter ou até mesmo erradicá-lo.

A equipe da Swansea University se concentrou principalmente no desenvolvimento e configuração dos modelos de transferência radiativa usados para coletar a recuperação de características da planta e também esteve envolvida no trabalho de campo e na coleta de dados aéreos.

Alberto Hornero, pesquisador da Universidade de Swansea, disse: “Esta nova pesquisa é um passo à frente na triagem hiperespectral em grande escala para a detecção de Xf. Agora podemos localizar as lavouras afetadas pelo patógeno Xf, em vez de outras causas ambientais, antes que os sintomas apareçam. No futuro, isso pode permitir medidas de contenção e descarte mais oportunas para proteger as safras, o que pode ajudar a reduzir o impacto que Xf tem sobre o meio ambiente e a economia em todo o mundo”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Não encontrou o que queria? Entre em contato que a gente encontra!

(67) 3442 1530